Exercício de Viver.

Temos o hábito de tudo que nos apresenta com um mínimo de dificuldade, já qualifica-lo como problema e vem seguido de lamentação. Isso é comum a todos nós: Furou um pneu, já xingamos, lamentamos, ficamos bravos pelos transtornos na perda de tempo que isso provoca. Mas quando compramos um carro sabemos que tudo isso vem embutido no conjunto de situações que o ele irá nos apresentar.

De uns tempos para cá venho me policiando para não deixar que os fatos que se apresentem sejam classificados como problema. Diante disso pesquisei a origem da palavra problema e em seguida concluo a minha tentativa de uma nova visão.

Problema (no latim Problema), para a filosofia, é, em geral, qualquer situação que inclua a possibilidade de uma alternativa. Não deve ser confundido com a dúvida, que é uma questão do ser, uma confusão de crença do mesmo … problema é a constatação de que um fenômeno observado não tem sentido único, ele pode ser confeccionado por várias alternativas. A solução real de um problema é sua determinação da situação embaraçosa inicial. (Bibliografia: Wikipedia.(site) – Houaiss).

Passei a enxergar os “problemas” como “Exercício de Viver”.

Em nossas vidas, toda vez que nos deparamos com situações que nos leva a raciocinar, realizar alguma ação em busca de um resultado ou na busca de sair de uma determinada situação, vamos logo chamando o fato de um problema. Estou com um problema, probleminha, problemão ou problemaço!!!

Quando na realidade o que estamos enfrentando é uma situação de VIVER, estamos vivendo, estamos tendo a oportunidade de exercitarmos nossa capacidade de viver, de sentir a vida a todo o instante, sejam com exercícios de viver de simples realização ou de realização mais complexas, mas que no final são situações que nos dão à oportunidade de realizar um sagrado bem que Deus nos deu, a capacidade de realizar.

É mecânico nosso raciocínio: Estou com problema, me vem um frio na barriga, me dá diarréia, estou perdido, estou num beco sem saída e “n” demonstração de preocupação com o fato.

Na realidade o que estamos tendo é a oportunidade de podermos exercer nossas vidas, solucionar exercícios de vida, aplicar a sabedoria que Deus nos deu e que esta escancarada em nossas faces.

Tento mudar esse conceito, procuro a ver a vida de uma forma e conteúdo mais vivo mais excitante, mais cheio de soluções e oportunidades de crescimento, realizando os exercícios de viver com naturalidade, com o conceito de que tudo é viver e não morrer na véspera; não criar dificuldades antes de: avaliar, planejar e agir com a categoria que Deus nos habilitou.

Sabemos que Deus tem tudo sob controle e que nada que nos cabe é maior do que podemos suportar, portanto por que não ver tudo como um exercício de viver e encará-los com muita determinação, fé na capacidade de solucionar e disposição para ver como natural e não como impossível. Nada é impossível, para quem tem Deus!

Exercício de viver, pratique esse exercício, não lamente, não transfira para outros o seu exercício de viver, faça suas orações, entregue nas mãos de Deus, e exercite o dom que Ele te deu, solucione os seus exercícios de viver.

Problemas? Não, oportunidade de aplicar a capacidade que Deus nos deu para realizar!

Voltar para o topo